Determine a razão de refluxo do sistema abaixo:

Passo 1

Nessa questão, precisamos determinar a razão de refluxo através do gráfico que foi dado. A primeira coisa que precisamos pensar é que essa reta aí vermelha é a nossa Reta de Operação da Seção de Absorção, a famosa ROSA. E nós já conhecemos a equação da ROSA:

y n = R R R R + 1 . x n - 1 + 1 R R + 1 . x d

Passo 2

Beleza, mas como usamos isso para achar a nossa razão de refluxo? Então, a ROSA não é nada além de uma equação da reta. Portanto, se a gente souber ou o coeficiente linear ou o coeficiente angular, podemos encontrar a razão de refluxo.

No nosso gráfico, tá tranquilo de ver que o coeficiente linear é 0,40 , lembrando que o coeficiente linear é onde a nossa reta corta o eixo y .

Portanto, como sabemos que x d = 0,90 (ponto onde a ROSA “acaba”, cruzando a nossa diagonal) conseguimos calcular a nossa razão de refluxo, por:

1 R R + 1 . x d = 0,40

1 R R + 1 . 0,90 = 0,40

Logo, obtemos que :

R R = 1,25

Uma observação muito importante é que essa razão de refluxo não é a que de fato vamos utilizar na operação. Nos próximos tópicos, vamos explicar com mais detalhe as várias classificações de razão de refluxo que podem existir 😊

Resposta

R R = 1,25

Exercícios Resolvidos de Introdução - Método Mc-Cabe Thiele Gráfico

Ver Teoria