Exercícios Resolvidos de Loops infinitos, loops aninhados e os comandos break e continue
Ver TeoriaEnunciado
Faça um programa que receba um número do usuário e desenhe uma matriz identidade com estas dimensões.
Se o usuário inserir o número a saída deve ser:
Passo 1
E aí galerinha, vamos lá pro exercício. A questão quer que a gente receba um valor do usuário e imprima uma matriz identidade.
Antes de mais nada, a gente precisa lembrar que uma matriz identidade é uma matriz compostas por 1 na diagonal principal, e por 0 em todas as outras posições. De forma matemática, podemos representar assim:
onde o é a linha e o é a coluna.
Uma forma de desenhar uma matriz no C++ é utilizando dois loops aninhados: um loop imprime todos os valores de uma linha, quando esse loop chegar ao fim a gente salta uma linha e o loop começa de novo. Ou seja, temos um loop dentro de outro.
Então, pra começar vamos declarar as variáveis e que serão usadas nos nossos loops, e também a variável que vai receber a dimensão da matriz inserida pelo usuário.
Passo 2
O passo seguinte é utilizar os objetos e para solicitar que o usuário insira a dimensão da matriz identidade.
Passo 3
Agora vamos pro coração da questão.
Primeiro a gente cria um loop externo, que comece a contar a partir do zero, e aumente a contagem de um em um, até o tamanho da dimensão da matriz.
Um loop interno atua de maneira semelhante, contando do zero até a dimensão da matriz de um em um
Para desenhar uma matriz identidade precisamos imprimir o valor na diagonal principal, então vamos utilizar uma estrutura para identificar os momentos e que o valor da linha e da coluna são iguais. Se as e forem iguais devemos imprimir o valor “ 1 ”, se forem diferentes imprimimos “ 0 ”.
Detalhe, coloque um espaço dentro das aspas, pois se não tiver um espaço os números da matriz ficarão grudados um no outro.
Com isso podemos fechar o loop interno.
Já o loop externo terá que efetuar a operação de saltar de linha. Assim, na próxima iteração do loop interno, ele irá imprimir na próxima linha.
Passo 4
Agora vamos testar o código pra saber se deu tudo certo:
E prontinho, o programa está rodando lindão!