Em que circunstâncias o momento de uma força em relação a um eixo é nulo?

Passo 1

Bora para mais um exercício meus lindosos!! Mas antes, vocês lembram da definição matemática de torque? Não é possível, não lembram??

Vamos relembrar então hehe”

Torque é definido como:

τ = F * d * s e n θ

Sensacional, como já lembramos disso, vamos analisar as circunstâncias.

Passo 2

Olhando pra equação, se você for uma pessoa bem fraquinha, não comeu feijão e nem espinafre, não conseguir aplicar uma força, ou melhor a força de intensidade 0, portanto a equação vai zerar. Com isso o torque (ou momento para os mais chegados) é zero.

τ = F * d * s e n θ

τ = 0 * d * s e n θ = 0

Passo 3

Outro caso é que você depois já de alimentado falando que saiu de casa e comeu pra c#$%@% exerce uma força diferente de 0, maaas por desatenção exerce essa força no eixo de rotação, ou melhor, a distância da sua força com o do eixo de rotação é 0, a equação toda vai zerar e com isso o torque é 0.

τ = F * d * s e n θ

τ = F * 0 * s e n θ = 0

Por exemplo:

Em qualquer ponto do eixo de rotação que você aplicar, tanto empurrando quanto puxando. Não haverá momento (ou torque).

Passo 4

E por fim, você se atentou com a distância e está super alimentado, portanto com muita vontade de fazer, mas, poxa vida, não se atenta com o angulo de aplicação dessa sua força monstruosa com relação ao eixo de rotação e aplica uma força com ângulo igual a 0. Poxa vida, não vai ter torque meu amor, tem que ser um ângulo diferente de 0.

τ = F * d * s e n θ

τ = F * d * s e n 0 = 0

Porque s e n 0 = 0 . ☹. Veja:

A única coisa que você vai conseguir fazer é arrancar o corpo do lugar, destruindo tudo. Sem rotação, ou seja, sem torque.

Resposta

Quando:

F = 0

d = 0

e/ou

θ = 0

Exercícios de Livros Relacionados

Determine o momento da força F em relação ao ponto A .
42. Determine o momento resultante produzido pelas forças F B → e F C → em relação ao ponto O. Expresse o resultado como um vetor cartesiano.
Determine os momentos das forças representadas na próxima figura, em relação às origens dos sistemas cartesianos indicados
Determine os momentos das forças representadas na próxima figura, em relação às origens dos sistemas cartesianos indicados