A estrutura é composta por duas vigas de aço A-36 em balanço CD e BA e uma viga simplesmente apoiada CB. Se cada uma for feita de aço e tiver momento de inércia em torno de seu eixo Ix = 46( 10 6 ) m m 4 , determine a deflexão no centro G da viga CB.

Passo 1

Fala aí galera, partiu resolver outra questão de resmat. Queremos a deflexão no centro de G . Aqui a gente vai precisar usar o principio da superposição. Por que?

A carga nessa viga do meio vai ser transmitida as vigas das laterais por simetria como

F 2 = 75 2   k N

Essa carga na extremidade dessas vigas laterais engastadas vai causar uma deflexão nesses pontos. A deflexão em G vai ser a soma dessa deflexão da extremidade das vigas laterias com a deflexão causada por F   na própria viga que contem G , a CB. Podemos escrever:

∆ G = ∆ C + ∆ G '

Bora calcular essas belezinhas!

Passo 2

Achamos a deflexão no meio de G pelo apêndice C . A gente pode considerar essa viga como uma viga biapoiada com carga pontual no centro.

A fórmulinha para deflexão no meio dessa viga é

∆ G ' = P L 3 48 E I

Onde P = 75   k N , L = 4,8   m . Substituindo, teremos:

∆ G ' = 18,78

Passo 3

Aí só precisamos da deflexão em uma das vigas laterais, porque nosso ponto G está no eixo de simetria da estrutura. Vamos achar a deflexão no ponto C .

Podemos interpretar DC como uma viga engastada com carga 75 / 2 na sua extremidade. A fórmula para a deflexão na extremidade para uma viga com essa carinha, nós achamos no apêndice C e é:

∆ C = P L 3 3 E I

Onde P = 75 / 2   k N , L = 4,8   m . Substituindo, teremos:

∆ C = 150,26

Logo:

∆ G = ∆ C + ∆ G ' = 169,04 m m

Resposta

∆ G = 169,04 m m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados