Determine o Williot da estrutura abaixo, sabendo que o apoio B recalca 3cm para baixo.
Passo 1
Agora já podemos começar o nosso passo a passo para o Williot. Sabemos que o primeiro passo é determinar o nosso zero, ou seja, a nossa origem. Junto com essa origem também podemos colocar os pontos que são indeslocaveis.
Com isso sabemos que os pontos indeslocaveis são A e C. mas porque não o B? exatamente porque ele deixa de ser indeslocavel quando sofre recalque, por isso podemos contabilizar apenas os outros dois.
Passo 2
Em seguida, através dos recalques, marcamos a posição final dos pontos que deslocaram, dessa maneira teremos que, como o ponto B apenas desceu, teremos que a sua marcação será:
Passo 3
Agora precisamos determinar os pontos seguintes a partir dos pontos que já temos.
Por exemplo, o ponto D, pode ser determinado a partir dos pontos A e B do Wiiliot, lembrando que sempre usamos no williot os eixos perpendiculares as barras analisadas. Dessa maneira teremos que:
e assim determinamos o nosso ponto D, e perceba que também aproveitamos e já deixamos o ângulo pronto para o caso de ser necessário usar ele.
Passo 4
Agora, por fim, o ponto E, pode ser determinado a partir dos pontos D e C do Wiiliot, lembrando que sempre usamos no williot os eixos perpendiculares as barras analisadas. Dessa maneira teremos que:
e assim determinamos o nosso ponto E. e concluímos o nosso williot.
Perceba que se tivermos o valor de , iremos conseguir determinar todas as medidas que faltam. Mas o que é importante mostrar é que estruturalmente determinamos tranquilamente o nosso williot, e que, com o valor do ângulo, conseguimos determinar qualquer medida.
Assim nosso williot final será.