Analise as seguintes assertivas sobre falha em materiais:

I. A região de uma superfície de fratura que se formou durante a etapa de propagação de uma trinca pode ser caracterizada por dois tipos de marcas, denominadas marcas de praia e estrias.

II. As trincas nos materiais dúcteis são instáveis, ou seja, uma vez iniciada, a trinca continuará a se propagar espontaneamente sem aumento no nível de tensão.

III. Uma medida que pode ser tomada para estender a vida em fadiga é a imposição de tensões residuais de compressão na superfície por jateamento.

IV. Na maioria dos materiais dúcteis, a trinca frequentemente se propaga por clivagem – quebra de ligações atômicas ao longo de um plano cristalino específico.

Quais estão corretas?

  1. Apenas II.
  2. Apenas I e III.
  3. Apenas I, II e III.
  4. Apenas I, II e IV.
  5. I, II, III e IV.

Passo 1

Segue os erros dos itens:

As trincas nos materiais frágeis são instáveis, ou seja, uma vez iniciada, a trinca continuará a se propagar espontaneamente sem aumento no nível de tensão.

Na maioria dos materiais frágeis, a trinca frequentemente se propaga por clivagem – quebra de ligações atômicas ao longo de um plano cristalino específico.

Resposta

Letra: b)

Exercícios Resolvidos de Nucleação e propagação de trincas

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Explique sucintamente a diferença entre as estrias de fadiga e as marcas de praia em termos (a) do tamanho e (b) da origem.
Liste quatro medidas que podem ser tomadas para aumentar a resistência à fadiga de uma liga metálica.