Exercícios de Nucleação e propagação de trincas - Lista de Exercícios Resolvida
Questão 2
Geralmente, a trinca surge em um detalhe do material que representa um concentrador de tensões, o que pode ser representado por uma falha de fabricação ou manufatura, uma inclusão natural do material, como exemplificado no desenho esquemático a seguir.
Identifique a opção que fornece CORRETAMENTE E EM SEQUÊNCIA DE OCORRÊNCIA as etapas do fenômeno da fratura por fadiga.
- Concentrador de tensões, propagação da trinca, iniciação da trinca (nucleação) e fratura do material.
- Concentrador de tensões, propagação da trinca, fratura do material e iniciação (nucleação) da trinca.
- Concentrador de tensões, propagação inicial da trinca, propagação da trinca e fratura do material.
- Concentrador de tensões, iniciação (nucleação) da trinca, propagação da trinca e fratura do material.
- Concentrador de tensões, fratura do material e iniciação (nucleação) da trinca e propagação da trinca.
Questão 4
Durante a propagação da trinca por fadiga, duas morfologias superficiais surgem em alguns materiais, como mostrado na figura abaixo.
Identifique a opção que fornece denominação CORRETA dessa morfologia.
- Marcas de praia.
- Marcas de deformação.
- Estrias.
- Marcas de fadiga.
- Ondulações.
Questão 5
Analise as seguintes assertivas sobre falha em materiais:
I. A região de uma superfície de fratura que se formou durante a etapa de propagação de uma trinca pode ser caracterizada por dois tipos de marcas, denominadas marcas de praia e estrias.
II. As trincas nos materiais dúcteis são instáveis, ou seja, uma vez iniciada, a trinca continuará a se propagar espontaneamente sem aumento no nível de tensão.
III. Uma medida que pode ser tomada para estender a vida em fadiga é a imposição de tensões residuais de compressão na superfície por jateamento.
IV. Na maioria dos materiais dúcteis, a trinca frequentemente se propaga por clivagem – quebra de ligações atômicas ao longo de um plano cristalino específico.
Quais estão corretas?
- Apenas II.
- Apenas I e III.
- Apenas I, II e III.
- Apenas I, II e IV.
- I, II, III e IV.
Questão 6
Com relação ao fenômeno da fratura sob fadiga, só NÃO podemos afirmar:
- A trinca geralmente surge em um detalhe do material que representa um concentrador de tensões , o que pode ser representado por uma falha de fabricação ou manufatura.
- A propagação da trinca ocorre quando o material está submetido a tensões trativas que resultem em tensões acima do limite de escoamento na ponta da trinca.
- As trincas se propagam a partir da atuação das tensões dinâmicas sobre o material quando estas assumem valores acima do limite de escoamento do material.
- A fratura também pode se originar em um “defeito” superficial, como riscos, ângulos vivos, rasgos de chaveta, fios de roscas e marcas oriundas de pancadas.
- Mesmo um material sem defeitos superficiais pode apresentar concentradores de tensão, como extrusões e inclusões oriundas do deslizamento de planos atômicos.