Escreva um programa que recebe um número inteiro do usuário e exibe o dígito das dezenas. Verifique o funcionamento do seu programa com os seguintes dados:
1935, tem que retornar 3.
3099, tem que retornar 9.
4, tem que retornar 0.
Passo 1
Pra resolver esse exercício a gente vai precisar lembrar dos operadores matemáticos em Python. Mas primeiro, vamos escrever o código que recebe o número inteiro.
Pra perguntar algo pro usuário, a gente sempre usa a função input().
Se liga que a gente precisa colocar o comando input() dentro do int() nesse caso. Isso é porque a função input() sempre retorna um valor no formato de texto! Pra gente fazer operações matemáticas, precisamos converter esse valor pra um tipo numérico. Nesse caso, vamos converter pra inteiro, porque tá escrito no enunciado que é pra receber um número inteiro!
Agora a gente precisa pegar o dígito da casa dezenas.
Passo 2
Ok, essa parada de casa das dezenas é matéria lá do ensino fundamental e talvez você não lembre bem, mas calma! Eu te explico. A gente vai usar como exemplo o número 188, que é o número do centro de valorização da vida.
Caso você não conheça, o Centro de Valorização da Vida é um atendimento 24h que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio. As ligações são completamente gratuitas e sigilosas. Se você estiver passando por alguma situação difícil, pode ligar pra lá, ok?! Sobre qualquer assunto!
Mas caso você esteja de boas, vamos continuar com a revisão! Olha o número:
Ou seja, o último 8 é uma unidade. O segundo 8, de trás pra frente, tá na casa das dezenas (pois é um 80). O penúltimo número, o 1, tá na casa das centenas (é um 100). Se houvesse um quarto número, de trás pra frente, este estaria na casa das unidades de milhar, etc.
Mas ok, agora que a gente já sabe que a casa das dezenas é sempre o penúltimo dígito do número, como podemos calcular ele de forma matemática? Bom, pra isso a gente vai usar a divisão por dez! Pra esse outro exemplo, pensa no número 1234. Vamos dividir ele por dez:
Repara que o resultado da divisão inteira desse número por 10 é igual ao número sem o último dígito (a gente deletou o último dígito quando fez a divisão inteira por 10!!). E o resto da divisão é justamente o último dígito! Lembra do operador de resto em Python?
Mas acontece que o enunciado não pede o último dígito, mas sim o penúltimo. Mas, cara! Olha de novo ali na divisão por dez. Reparou que o penúltimo dígito de 1234 é justamente o último dígito de 123?! Então vamos juntar as duas operações pra resolver nosso problema!
Passo 3
Sempre é bom a gente fazer alguns testes antes de entregar nosso exercício! Principalmente se o enunciado fornecer dados de teste. Então, vamos testar com os dados fornecidos!
Repara que todas as respostas foram iguais às previstas no enunciado. Com isso, a gente pode considerar que finalizamos o exercício!