Seções da Coluna e Tipos de Coluna

Produzido por Marcelo Alves
Ver Todos os Exercícios

Teoria

Agora vamos ver um pouco sobre as seções da coluna e quais são os tipos de coluna. Com isso estaremos aptos a entender o que acontece em qualquer configuração desse equipamento que apareça, beleza?

Seções da Coluna

Pra começar, vamos explicar o que é seção. Seção é o pedaço da coluna entre duas correntes que inserem e/ou retiram material da nossa coluna. Então, vamos olhar para a nossa representação genérica:

No caso acima, independente do tipo da carga, o que estiver entre a nossa carga e a saída de vapor que vai para o condensador vai ser a seção de absorção ou enriquecimento e abaixo da carga vai ser a seção de esgotamento.

Mas, às vezes, a coluna opera com mais de uma entrada ou com diversas saídas (retiradas laterais de produto). Nesse caso, one fica a seção de enriquecimento? E a de esgotamento? Para isso, vamos combinar a seguinte regra:

A parte da coluna acima da última (mais superior) carga/retirada vai ser a nossa seção de absorção e a parte que ficar abaixo da primeira (mais inferior) carga/retirada será a nossa seção de esgotamento. Beleza, mas e as seções do meio? Vamos chamar todas elas de seção intermediária!

Então, bora ver um exemplo:

Nesse caso, temos duas cargas. Pela regra, acima da Carga 1 teremos a seção de absorção, abaixo da carga 2, seção de esgotamento. E entre elas, seção intermediária.

Tipos de Coluna

Bem, vimos que as colunas de destilação nem sempre seguem o padrão de uma carga, uma seção de absorção e uma de esgotamento. Na verdade, elas podem aparecer em várias configurações diferentes.

Vamos falar aqui das principais que podem aparecer na prova, ok?

Coluna com Vapor de Arraste

A coluna com vapor de arraste é uma coluna que, como já usa vapor de arraste, dispensa a utilização de um refervedor. Afinal, já tem vapor entrando nela!

Esse tipo de coluna, geralmente, utiliza vapor d’água como vapor de arraste. No entanto, isso só pode ser utilizado quando ocorre a separação de soluções aquosas em que a água é o componente mais pesado. Então, fica a mesma coluna, sem o refervedor!

Coluna de Retificação ou Enriquecimento

Bem, nesse tipo de coluna só temos uma seção, que é a seção de absorção ou enriquecimento.

Mas como assim só uma seção?

Bem, para ter só uma seção a carga PRECISA entrar no estado vapor e, mais do que isso, ela precisa entrar por baixo da coluna. Então o vapor vai subir e vai interagir com o líquido que está descendo, para ocorrer a separação, ok? Olha o desenho para ver se fica mais claro:

Coluna de Esgotamento

Da mesma forma que existe uma coluna só com a seção de absorção, pode existir uma só com a seção de esgotamento! E nessa coluna a carga PRECISA entrar por cima e ser líquida. Assim, o líquido da carga vai interagir com o vapor que está subindo do refervedor.

Tipos de Coluna