Enunciado
Probabilidade e Estatística - Estatística Aplicada Farber e Larson- Ed: 6º - Capítulo 1.1 - Ex. 2
2 Por que a amostra é usada mais frequentemente do que a população?
Passo 1
Para compreender a usualidade de cada uma, nos compensa entender melhor cada uma delas:
Então, temos que população é a coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse.
E, uma amostra é um subconjunto ou parte de uma população
Passo 2
Logo, conseguimos entender que em uma atividade de pesquisa, a população é o conjunto de elementos total que possui um parâmetro comum e não precisa ser necessariamente humana. Pode ser qualquer conjunto de parâmetro comum, e amostra segundo as leis estatísticas, é um grupo menor ou um subconjunto dentro de uma população. No ramo das pesquisas, é uma parte pequena da população total que é selecionada de acordo com suas características a fim de serem analisadas em um projeto de investigação
Passo 3
Entende-se então que as amostras são mais usuais porque são mais fáceis de serem manuseadas, por serem menores que a população. Por exemplo contar os amassados dos pêssegos colhidos em um pessegueiro, você pode contar o número de pêssegos amassados em uma amostra aleatória e, em seguida, usar um teste de hipóteses para estimar a porcentagem de todas os pêssegos que têm amassados.
Sacou?!
Resposta
Entende-se então que as amostras são mais usuais porque são mais fáceis de serem manuseadas, por serem menores que a população.