Considere uma grande população de famílias nas quais cada uma tem exatamente três crianças. Se os sexos das três crianças em qualquer família são independentes uns dos outros, o número de meninos em uma família selecionada aleatoriamente terá uma distribuição binomial baseada em três tentativas.
a. Suponha que uma amostra aleatória de 160 famílias produza os seguintes resultados. Teste a hipótese relevante procedendo como no Exemplo
b. Suponha que uma amostra aleatória de família em uma população não-humana tenha resultado em frequências observadas de e 3 , respectivamente. teste qui-quadrado poderia ser baseado no mesmo número de graus de liberdade do teste do item (a)? Explique.
Passo 1
E aí pessoal partiu para mais uma questão de (probabilidade)? Abaixo começaremos trazendo algumas informações do enunciado:
Suponha que uma amostra aleatória de 160 famílias produza os seguintes resultados. Teste a hipótese relevante procedendo como no Exemplo
a. Seja θ a probabilidade de um nascimento do sexo masculino (em oposição ao feminino) sob o modelo binomial. As quatro probabilidades de células (correspondentes a ) são , e .A probabilidade é . Formando a probabilidade logarítmica, tomando a derivada em relação a θ, igualando a 0 , e resolvendo produz . As contagens esperadas estimadas são , e , so .O número de graus de liberdade para o teste é . de uma distribuição binomial será rejeitada usando nível de significância .05 se .Como não é rejeitado, e o modelo binomial é considerado bastante plausível.
Passo 2
b. Agora e as contagens esperadas estimadas são 13,54,22,17,12,09 e 2,20. A última contagem esperada estimada é muito menor que 5 , então o teste qui-quadrado baseado em 2 d.f. não deve ser usado.
Resposta
Como não é rejeitado, e o modelo binomial é considerado bastante plausível.
b. A última contagem esperada estimada é muito menor que 5 , então o teste qui-quadrado baseado em 2 d.f. não deve ser usado.
Espero que tenham aprendido com essa questão, até a próxima !