Deseja-se sortear 100 crianças entre 4 e 10 anos, num certo bairro, para uma pesquisa sobre saúde bucal. Foram propostas três alternativas para coleta:
Um sorteio aleatório, realizado entre as crianças listadas pelo posto de saúde do bairro.
Um sorteio aleatório de casas do bairro, em seguida, uma escolha aleatória de uma criança de cada casas sorteada, se houver.
Escolhe-se, ao acaso, um dia da semana em uma das escolas do bairros. Nessa ocasião, 100 crianças são sorteadas dentre as várias classes, com alunos na faixa etária de interesse.
Comente as diferenças e dificuldades de cada alternativa.
Passo 1
Na alternativa parece ser a mais interessante a princípio, mas requer após o sorteio, localizar e analisar as crianças no bairro, o que pode ser uma tarefa difícil de ser realizada.
Passo 2
A alternativa , pareceu-me a mais complicadas, porque mesmo que conseguíssemos sortear as casas, poderíamos sortear muitas que não tivesse criança e para isso seria necessário sortear mais casas, o que poderia tornar a amostra tendenciosa e desregular os parâmetros.
Passo 3
Já a alternativa parece a mais viável levando em conta que as crianças já estarão presentes na escola e só será necessário a autorização dos pais e a garantia para o melhor resultado da pesquisa, que a escola escolhida tenha classes nas idades de interesse da pesquisa.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)