O mapa seguinte simboliza os domicílios de um bairro. Os quadros grandes correspondem aos quarteirões, divididos em duas localidades (estratos) do bairro. Os números dentro dos quadradinhos (domicílios) correspondem ao número de cômodos do domicílio, que é a variável a ser observada numa amostragem de domicílios.
b)Extraia uma amostra aleatória de tamanho , através de uma amostragem de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio selecione 3 quarteirões e, no segundo estágio, 3 domicílios em cada conglomerado selecionado. Anote o número de cômodos dos domicílios selecionados.
Passo 1
Vamos continuar então esta questão! Saca só, a primeira coisa que precisamos fazer nesta alternativa é selecionar 3 quarteirões aleatoriamente, podemos fazer isso enumerando cada quarteirão com um valor de 1 a 9 (Eu particularmente farei isso da esquerda para a direita), o que nos resulta em:
Q = {Q1, Q2, Q3, Q4, Q5, Q6, Q7, Q8, Q9}
Podemos utilizar a tabela de números aleatórios com 1 dígito para selecionar 3 elementos de nossa população, estes que serão nossos conglomerados, obtemos:
C = {9, 8, 6} = {Q9, Q8, Q6}
Portanto, nossos conglomerados são os quarteirões Q9, Q8 e Q6. Beleza, agora precisamos selecionar os domicílios dentro destes conglomerados. Bora lá!
Passo 2
Para fazer isso vamos enumerar dentro de cada quarteirão os domicílios com números de 1 à 10 (Novamente, em cada quarteirão estou enumerando da esquerda para a direita), da seguinte maneira:
Nós podemos novamente utilizar a tabela de 1 dígito se utilizarmos que D10 é representado pelo número 0. E assim escolher 3 elementos como:
Podemos repetir o processo para obter , e , enumerando-os individualmente em valores de 1 a 10, e utilizando linhas diferentes da tabela de números aleatórios com 1 dígito. Eu utilizei a primeira linha para , irei utilizar a segunda para e a terceira para , de forma que:
Estes domicílios tem a seguinte quantidade de cômodos:
E assim resolvemos mais uma questão! Te vejo na próxima!
Resposta
Ao longo do passo 2.