Problema do aniversário - Você está em uma sala que tem 24 estudantes. Você quer encontrar a probabilidade de que pelo menos dois estudantes compartilham a mesma data de aniversário.
(a) Primeiro, encontre a probabilidade de que cada estudante tenha uma data de aniversário diferente.
(b) A probabilidade de que pelo menos dois estudantes tenham a mesma data de aniversário é o complemento da probabilidade da parte (a). Qual é essa probabilidade?
(c) Use uma ferramenta de tecnologia para simular o “problema do aniversário”, gerando 24 números aleatórios de 1 a 365. Repita a simulação 10 vezes. Em quantas você obteve pelo menos duas pessoas com a mesma data de aniversário?
Passo 1
Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!
A – Vamos supor que há 365 dias em um ano. A regra de multiplicação para eventos independentes é dada por
Assumindo que os 24 alunos não são relacionados e selecionados aleatoriamente, os eventos para pessoas diferentes são independentes. O aniversário da primeira pessoa pode ser qualquer dia, a segunda pessoa precisa ter um aniversário diferente da primeira pessoa, a terceira pessoa precisa ter um aniversário diferente dos outros dois aniversários e assim por diante.
Colocando isso em termos matemáticos
Com isso, nós temos que
O que nos fornece aproximadamente,
O que em porcentagem, é igual a
Passo 2
B – Usando a regra do complementar, nós temos que
Usando o resultado da letra a), nós temos que
Com isso,
Passo 3
C - Você pode gerar 24 números aleatórios entre 1 e 365 com uma TI83/84- calculadora usando o seguinte comando: randInt(1.365,24) onde você pode encontrar o comando randInt no menu MATH na guia PRB. Gere 10 desses conjuntos de 24 números aleatórios.
Determine o número de vezes que você obteve pelo menos duas pessoas com o mesmo aniversário nestes 10 conjuntos
Resposta
c) As respostas podem variar, já que é geração de números aleatórios