Seja X 1 , X 2 , … uma sequência de variáveis aleatórias independentes e uniformes no intervalo (0,1). Para uma constante fixa c, defina a variável aleatória N por

N = m i n n :   X n > c

N é independente de X N ? Isto é, saber o valor da primeira variável aleatória maior ou igual a c afeta a distribuição de probabilidade do instante de ocorrência dessa variável aleatória? De uma explicação intuitiva para a sua resposta.

Passo 1

Fala galera, beleza? Bora resolver o nosso exercício?

No caso, N é independente de X N . Nós podemos ver isso considerando a questão equivalente de se X N é independente de N ou não.

Mas isso é verdade, já que saber quando a primeira variável aleatória maior que C ocorre não afeta a distribuição de probabilidade de seu valor, que é a distribuição uniforme em (C,1)

Resposta

D e s e n v o l v i m e n t o

Exercícios de Livros Relacionados

Suponha que X tenha uma distribuição normal truncada à direita, tal como é dada pela Eq. (9.22). Estabeleça uma expressão para E(X), em termos de funções tabuladas.
Suponha que uma variável aleatória normalmente distribuída, com calor esperado μ e variância σ ² ², seja truncada à esquerda de X = τ e à direita de X = γ . Estabeleça a fdp desta variável aleatória “
Demonstre o Teor. 9.3.
Em média, um processo de produção cria uma peça defeituosa entre cada 300 fabricadas. Qual é a probabilidade de que terceira peça defeituosa apareça antes de 1000 peças terem sido fabricadas? Quando a
Seja X t o número de partículas emitidas em t horas por uma fonte radioativa e suponha-se que X t tenha uma distribuição de Poisson, com parâmetro β t . Faça-se igual a T o número de horas entre emiss