Enunciado
Probabilidade e Estatística - Montgomery - Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros- Ed: 4º - Capítulo 4.Exercícios - Ex. 131
Quando um serviço de ônibus reduz tarifas, uma viagem particular de Nova York para Albany, Nova York, é muito popular. Um pequeno ônibus pode transportar quatro passageiros. O tempo entre chamadas para bilhetes é exponencialmente distribuído, com uma média de 30 minutos. Considere que cada chamada compre um bilhete. Qual é a probabilidade do ônibus lotar em menos de 3 horas a partir do momento da redução da tarifa?
Passo 1
Vamos denotar com Y a variável aleatória de Poisson com o parâmetro chamadas para bilhete por minuto, com a quantidade de T minutos restantes escolhida a nossa vontade. Portanto, a função de distribuição de probabilidade de Y é dado como:
Agora, nós introduzimos a variável aleatória de Erlang X, com os parâmetros r=4 (o ônibus lota quando ocorrem 4 chamadas) e chamadas por minuto como antes.
Recebemos informações sobre a variável aleatória exponencial correspondente (que mede o tempo aleatório entre chamadas individuais) - a média desta variável exponencial é de 30 minutos. Esta média e o parâmetro são relacionados através de:
Passo 2
Temos que calcular a probabilidade:
Vamos fazer com que T=180 minutos, o que leva a chamadas, e observe que a probabilidade acima agora é igual a (lembre-se das interpretações de Erlang e da distribuição de Poisson):
Resposta
0.8487961