Tênis
Uma companhia de calçados desenvolveu um novo tipo de tênis criado para ajudar a retardar o princípio da artrite no joelho. Oitenta pessoas com sinais precoces de artrite foram voluntárias para o estudo. Metade dos voluntários usou o novo tênis e a outra metade usou tênis comuns, que tinham a mesma aparência dos tênis do experimento. Os indivíduos usaram os tênis todos os dias. Na conclusão do estudo, seus sintomas foram avaliados e uma ressonância magnética foi realizada em seus joelhos. (Fonte: Washington Post.)
(a) Identifique as unidades experimentais e tratamentos usados nesse experimento.
(b) Identifique um problema em potencial com o planejamento experimental usado e sugira uma maneira de melhorá-lo.
(c) O experimento é descrito como um estudo duplo-cego controlado por placebo. Explique o que isso significa.
(d) Dos 80 voluntários, 40 são homens e 40 são mulheres. Como os blocos poderiam ser usados no planejamento do experimento?
Passo 1
Salve, fera! Tudo bem? Vamos encarar essa questão! Só vamos ter que pensar um pouquinho.
(a) Para saber quem são as unidades experimentais, basta analisar quem é o alvo do estudo. Sendo assim, temos que as unidades experimentais são as pessoas com sinais precoces de artrite. Já o tratamento dado foi o uso de um novo tênis criado para ajudar nos sintomas.
(b) Para identificar um problema em potencial com o planejamento experimental usado é preciso pensar na variável em estudo que seria os sintomas de artrite precoce e o tratamento dado com o novo tênis. É preciso perceber que esses sintomas poderão variar de acordo com a numeração, por exemplo. Uma solução para isso seria o planejamento de pares combinados, no qual os indivíduos são colocados em pares de acordo com a similaridade. Assim, um indivíduo em cada par é selecionado aleatoriamente para receber usar o novo tênis enquanto o outro indivíduo recebe um tênis comum.
(c) Para um experimento ser considerado ser um duplo-cego, nem o pesquisador nem os indivíduos sabem quem está recebendo um tratamento ou um placebo. No caso do nosso experimento, isso indica que nem a companhia de calçados nem os voluntários saberiam quem está usando o tênis novo ou o tênis comum antes dos resultados.
(d) Dividindo os voluntários em dois blocos de homens e mulheres, permitiria que o experimento fosse feito entre os gêneros. Assim, dentro de cada bloco, se designaria aleatoriamente os indivíduos em grupo de tratamento e grupo de controle.
Espero ter ajudado! Abraços e até a próxima!
Resposta
Consulte as justificativas acima.