Teoria

Definições Básicas

Opa, como você tá?

Hoje oficialmente iremos começar nossa conversa sobre Matlab, mas antes de brincar com a ferramenta, devemos saber um pouquinho mais sobre ela.

O Matlab é uma linguagem de alto nível, ou seja, a linguagem de programação ela se distancia da linguagem de máquina e se aproxima mais da linguagem do homem (o inglês).

Outra informação interessante é que seu nome é um acrônimo para laboratório de matrizes. Como a base fundamental do Matlab são as matrizes, fica mais fácil entender que seu grande foco é em programação numérica que é uma área de programação cujo o foco é resolução de problemas numéricos ou seja as respostas geralmente são números.

Porém, existem algumas bibliotecas dentro do software que permitem também a realização de programação simbólica, que por exemplo é aquela mesma programação que tem nas catracas de ônibus para você aproximar o seu cartão ele debita um "crédito" e libera sua passagem.

Outro detalhe, é que o Matlab é uma linguagem interpretada e não compilada. Enfim, você deve estar se perguntando “em que isso me ajuda? ”.

Em uma programação você vai escrever um código e como esse código é processado é o que diferencia as linguagens:

Na linguagem compilada o código é transformado em linguagem de máquina gerando um arquivo executável, que depois será executado.

Enquanto na linguagem interpretada, o código é traduzido para linguagem de máquina sempre que for executado, uma linha de cada vez. Então se seu programa é muito grande, o processamento do código fica mais lento porque o Matlab precisa sempre interpretá-lo, mesmo que ele tenha sido executado a 10 segundos atrás.

Então qual a vantagem de usar o Matlab né?

A vantagem está exatamente na simplicidade da programação, apesar do processamento ser mais lento a programação é mais fácil deixando em geral os códigos pequenos fazendo com que o processamento não fique tão lento.

Outra vantagem está nas ferramentas pré-existentes no Matlab que em geral não existem em outras linguagens como veremos em aulas futuras do nosso curso.

Inicializando o Matlab

Agora que sabemos algumas informações importantes sobre o Matlab iremos ver como na prática utilizamos ele. Quando você iniciar o programa, a primeira coisa que vai se deparar é essa janela aqui cheia de informações:

Dentre todas essas ferramentas as que mais vamos utilizar são três (além de abrir arquivos e salvar, é claro kkk.). O Command Window, a workspace e o botão new script.

A workspace é o local onde todas as suas variáveis serão armazenadas, ela é uma amiga muito útil na hora que estiver escrevendo um código, porque quando tiver algum erro no seu código, muitas vezes ele pode ser identificado apenas olhando lá. O new script será o foco em outro momento, mas é nele que iremos escrever nossos programas.

Já a pop star do momento é o Command Window, que funciona como uma espécie de calculadora, e você já consegue fazer diversas coisas aqui, um exemplo simples:

Clique no Command Window e digite os seguintes comandos: A = 5 ;   B = 7 ;   C = A - B e aperte Enter.

Aqui já verificamos que o Matlab irá lhe mostrar as seguintes informações:

Revelando que o Matlab armazenou na Workspace as variáveis A , B e que a variável C seria a subtração de A e B .

Além dessas ferramentas existem outras que se vai descobrindo conforme vai utilizando o software, a famosa reduzida abaixo dá uma ideia de algumas ferramentas existentes no Matlab:

Sintaxe

Talvez você esteja se perguntando o porquê de eu ter colocado aquele “;” no exemplo anterior, né?

A resposta é simples, é a sintaxe do Matlab. Assim, como qualquer outra linguagem de programação, o Matlab também tem aquelas famosas regrinhas na hora de escrever. Como já mencionado, a janela Command Window é a pop star do momento e através dela você consegue fazer um bocado de coisa, mas precisamos saber como utilizá-la, e é isso que iremos aprender ao longo desse curso.

Para um primeiro momento, as “regrinhas” mais importantes são duas. Primeiro que o Matlab não entende vírgula, então não adianta colocar g = 9,81 . O Matlab usa a convenção do ponto, logo g = 9.81 .

Mas vamos verificar o que acontece ao colocar a vírgula, no command window digite g = 9,81 e dê enter, muito possivelmente irá mostrar isso aqui:

Ou seja, ele entendeu que o g é 9 e que o 81 seria uma outra variável que ele nomeou de a n s . Essa é uma das maiores fontes de erros de quem está programando no Matlab pela primeira vez, porque nesse caso ele não acusa o erro, ele identifica como duas variáveis diferentes.

E a segunda sintaxe, que ocasionou toda essa discussão, é o ponto e vírgula, repara que quando um comando é executado o resultado é impresso na Command Window. O ponto e vírgula nesse primeiro momento tem a função de ocultar isso. No caso, isso serve para que você não polua sua “área de trabalho” no Matlab, mostrando apenas as informações que realmente importam.

EEEEEEEEEEE por hoje é só! Dá uma conferida nos exercícios para dar uma fixada mais legal das ideias e vllllllllw.

Inicializando o Matlab

Sintaxe