Efeito do Íon Comum

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Efeito do Íon comum, o que será isso? É um conceito bem interessante e simples de entender, você vai ver.

Vamos pegar como exemplo um ácido qualquer, . Esse ácido quando é colocado em água sofre uma dissociação, ou seja, ela fica na forma de íons. A reação abaixo mostra essa dissociação do ácido em meio aquoso:

Essa reação de dissociação é uma reação reversível, em outras palavras, ela pode ocorrer no sentido direto, favorecendo a dissociação e formação dos íons (produtos), e pode acontecer também no sentido inverso, favorencendo a associação e formação do ácido (reagente).

Reações que são reversíveis em certo momento alcançam o que chamamos de equilíbrio químico, nesse caso mais específico chamamos de equilíbrio iônico, pois a reação envolve íons. Esse equilíbrio é atingido quando a velocidade da reação no sentido direto é igual a velocidade da reação no sentido inverso, de modo que a concentração de reagente e produtos não varia mais com o tempo.

Quando a reação entra em equilíbrio, ela tende a permanecer em equilíbrio para sempre, A NÃO SER QUE algo pertube aquele equilíbrio. Segundo o Princípio de Le Chatelier: "Quando um sistema em equilíbrio sofre uma perturbação qualquer, ele se desloca espontaneamente no sentido que tende a anular a perturbação, procurando se ajustar novamente em equilíbrio".

Beleza, então vamos supor que a reação de dissociação do nosso ácido alcançou o equilíbrio, então temos que as concentrações de todos os reagente e produtos estão constante. E então, nós fomos lá e acrescentamos íons no meio, ou seja, introduzimos uma perturbação no equilíbrio, porque a concentração de , que antes estava constante, agora teve um aumento. Pensando no princípio de Le Chatelier, a reação irá se deslocar no sentido de anular a perturbação, como nesse caso a perturbação é um aumento de , a reação se descolará no sentido de consumir o , ou seja, no sentido inverso.

Nesse caso, o ácido irá se dissociar menos, porque o equilíbrio será descolado no sentido de consumir o e formar o ácido, então o ácido ficará mais na sua forma protonada mesmo e não dissociada.

Agora, vamos perceber uma coisa: Quando eu acrescentei um íon ao meio e esse íon é o mesmo íon envolvido na reação, ou seja, é um íon comum, o que acontece é que o equilíbrio será deslocado no sentido de formação do ácido e haverá uma diminuição da dissociação desse ácido. E é exatamente esse efeito que chamamos de EFEITO DO ÍON COMUM.

Viu como é tranquilo?

Esse foi nosso papo sobre efeito do íon comum. No nosso tópico de Equilíbrio Iônico tem várias outras informações sobre esse equilíbrio para você passar por esse semestre tranquilamente. Dá um confere lá 😉

Conteúdos Complementares

Conceitos de Equilíbrio Químico

Grau de Ionização Lei da diluição de Ostwald