Grau de Ionização

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Dizemos que uma reação atingiu o equilíbrio quando a velocidade direta é igual a velocidade inversa da reação, de modo que as concentrações de reagentes e produtos ficam constantes. Quando estamos estudando reações em equilíbrio, nós definimos alguns parâmetros para facilitar nossos cálculo e um deles é o Grau de Equilíbrio ():

úéúé

Beleza, mas o que isso tem a ver com o nosso assunto aqui, que é grau de ionização? Então, quando a reação que estamos estudando é uma reação iônica, ou seja, envolve um ou mais íons, quando atingimos o equilíbrio, dizemos que temos um equilíbrio iônico e o nosso grau de equilíbrio passa a ser o Grau de Ionização:

úéúé

Esse grau de ionização é especialmente importante quando estudamos ácidos e bases, uma vez que esses caras liberam íons no meio.

Vamos ver um exemplo aqui:

O em água sofre ionização:

Quando colocamos moléculas de em água, sofrem ionização, logo, o grau de ionização do será:

O é um ácido forte e seu grau de ionização é bem alto. Com base nisso, podemos classificar um ácido em forte, moderado ou fraco de acordo com o grau de ionização, pois quanto mais forte o ácido é, mais moléculas serão ionizadas e consequentemente maior será seu grau de ionização. Dá uma olhada na tabela:

Além do grau de equilíbrio/ionização, podemos definir também as constantes de equilíbrio e elas são bastante importantes. No nosso tópico de Reações em Equilíbrio e Equilíbrio Iônico nós falamos sobre elas, dá uma conferida lá =)

Conteúdos Complementares