Reagente Limitante

Resumo

Fala Aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

Quando estudamos química,em certa altura, aprendemos sobre Equações Químicas e temos que fazer cálculos estequiométricos para equilibrar algumas dessas equações. A maioria desses casos são feitos em base do número de Mols dos elementos envolvidos na transformação química. Já aprendemos que a partir do número de mols, podemos calcular quantas gramas da substâncias estão participando da reação.

Vamos esperar que em condições ideais, considerando a pureza dos reagentes e um rendimento de % toda reação química entre nitrato de prata () e cloreto de sódio (), deve acontecer numa proporção de de nitrato de prata para de cloreto de sódio, formando exatamente, de cloreto de prata () e de nitrato de sódio ().

Mas e se eu te falar que quando fui preparar os tubos de ensaio para testar a reação, eu coloquei uma proporção maior de ? Por exemplo, imagine que eu mantive as de , mas coloquei de , nesse caso vai existir um excesso de , e portanto o será o nosso reagente limitante.

Então o reagente limitante é aquele que aparece em menores proporções na hora da reação química, e vai acabar limitando o processo. Muita atenção porque nem sempre ele é limitante quando aparece em menor quantidade, o elemento limitante é aquele que aparece em menor proporção em relação ao número de mols.

Quer aprender mais sobre balanceamento de reações químicas? Ou sobre Rendimento e Pureza de uma reação? Confere nosso site! Exercícios resolvidos, teoria em vídeo, aulões e muito mais!

Conteúdos Complementares