Funções Oxigenadas: Nomeclatura
Produzido por Matheus dos Santos SoaresTeoria
As funções oxigenas são compostos orgânicos formados por átomos de oxigênio ligado ao carbono. Existem vários tipos de funções oxigenadas e hoje vamos aprender a nomear cada uma!
📢 Clique para saber mais:
- Hidrocarbonetos e Funções Oxigenadas
- Nomenclatura dos hidrocarbonetos
- Funções nitrogenadas e suas nomenclaturas
É importante ter em mente que, na nomenclatura de cadeias com grupos funcionais a cadeia principal deve conter a função. Além disso, quando formos definir em qual lado começa a cadeia precisamos escolher o lado que gera os menores números para os grupos funcionais.
A prioridade na hora de escolher a partir de onde começar a contagem dos carbonos da cadeia principal é:
Álcoois
Os álcoois apresentam o a hidroxila ligada a um carbono saturado de uma cadeia não aromática. Ele tem essa carinha aqui:

Para nomear um álcool você seguir esse esqueminha aqui:

O sufixo OL indica que o composto é um álcoool, além disso você deve numerar os carbonos de forma que o OH fique ligado com o carbono de menor número.
Você também pode conferir esse conteúdo em vídeo:
Fenol
Os fenóis são compostos aromáticos com a hidroxila ligada diretamente ao anel. Ele pode ser nomeado chamando a estrutura acima de fenol ou de hidróxi-benzeno. Assim, as cadeias possuem mais de uma possibilidade de nomenclatura. Se liga nos exemplos abaixo:

Cetona
As cetonas apresentam uma dupla ligação entre um oxigênio e um carbono secundário. Sua nomenclatura é parecida com a nomenclatura de um alcano, mas com o sufixo ONA.

Exemplos:

Aldeído
Os aldeídos apresentam uma dupla ligação entre um oxigênio e um carbono primário. Sua nomenclatura é parecida com a nomenclatura de um alcano, mas com o sufixo AL.

Exemplo:

Ácido Carboxílico
Para nomear ácidos carboxílicos precisamos começar a nomenclatura com ÁCIDO e terminar com ÓICO.

Exemplos:

Éter
Os éteres são compostos que possuem um oxigênio ligado a duas cadeias carbônicas. Na sua nomenclatura a menor cadeia aparece no início e recebe o sufixo ÓXI, enquanto que a maior cadeia parece no fim e recebe o sufixo ANO.

Por exemplo:

Éster
A nomenclatura do éster considera as duas cadeias carbônicas ligadas ao grupo funcional. A cadeia que possui o carbono que faz uma dupla com o oxigênio recebe o sufixo ATO e a cadeia ligada ao outro oxigênio recebe o sufixo ILA.

Exemplos:

Agora vamos praticar com exercícios?!