24. Use as configurações eletrônicas para sugerir uma razão por que ferro(II) é facilmente preparado a partir do ferro(II), mas a conversão do níquel(II) e cobalto(II) a níquel(III) e cobalto(III) são muito mais difíceis.

Passo 1

O número atômico de ferro é 26. Sua configuração eletrônica é A r 3 d 6 4 S 2 . No seu estado +2 de oxidação, ele se torna  A r 3 d 6 4 S o . O ferro em seu estado +2 de oxidação perde prontamente seu elétron e se torna o estado de oxidação de +3 porque o ferro é mais estável em nesse estado de oxidação, devido à obtenção da configuração semi-cheia, que é mais estável.

Passo 2

O número atômico de níquel é 28. Sua configuração eletrônica é A r 3 d 8 4 S 2  . No seu estado +2 de oxidação, ele se torna  A r 3 d 6 4 S 0 N i + 2   não perde seu elétron e não se torna  N i + 3   porque o níquel é mais estável em sua forma de estado de oxidação +2 do que na forma de estado de oxidação +3.

Passo 3

O número atômico de cobalto é 27. Sua configuração eletrônica é A r 3 d 7 4 S 2  . No seu estado +2 de oxidação, ele se torna  A r 3 d 7 4 S 0 C o 2 +   não perde seu elétron e não se torna  C o 3 +   porque o cobalto é mais estável em sua forma de estado de oxidação +2 do que na forma de estado de oxidação +3.

Resposta

Assim,  F e 2 +   perde prontamente um elétron e se forma  F e 3 +   devido à obtenção de mais estabilidade. Entretanto, o níquel e o cobalto não formam N i 3 +   C o 3 +   respectivamente, por não obterem estabilidade ao perder um elétron.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados