2.59) Determine o número de pares de elétrons (ligantes e desemparelhados) do átomo de iodo em (a) ICl2+; (b) ICl4-; (c) ICl3; (d) ICl5.
Resolução 2.59
Para solucionar este exercício é necessário conhecimentos de Camada de Valência, Regra do Octeto e Ligações Químicas.
Passo 1
Identificar os elementos na tabela periódico e ver quantos elétrons possuem na camada de valência.
Passo 2
Observar quantos elétrons precisam para se estabilizar.
Resposta
a) ICl2+
O I pertence a família 7A, então tem 7 elétrons na camada de valência, mas como perde um elétron devido a carga positiva (+), fica com 6 elétrons em sua camada de valência. O Cl também pertence a família 7A, então precisa de mais 1 elétron para se estabilizar. Assim, como são 2 cloros, a substância realiza duas ligações e tem dois pares não ligantes (desemparelhados).
b) ICl4-
O I pertence a família 7A, então tem 7 elétrons na camada de valência, mas como perde um elétron devido a carga negativa (-), fica com 8 elétrons em sua camada de valência. O Cl também pertence a família 7A, então precisa de mais 1 elétron para se estabilizar. Assim, como são 4 cloros, a substância realiza quatro ligações e tem dois pares não ligantes (desemparelhados).
c) ICl3
O I pertence a família 7A, então tem 7 elétrons na camada de valência. O Cl também pertence a família 7A, então precisa de mais 1 elétron para se estabilizar. Assim, como são 3 cloros, a substância realiza três ligações e tem dois pares não ligantes (desemparelhados).
d) ICl5
O I pertence a família 7A, então tem 7 elétrons na camada de valência. O Cl também pertence a família 7A, então precisa de mais 1 elétron para se estabilizar. Assim, como são 5 cloros, a substância realiza cinco ligações e tem um par não ligantes (desemparelhados).