2.54) Quais das seguintes espécies são radicais?
a) ClO2
b) Cl2O
c) BF4-
d)BrO
Passo 1
Existe uma dica para solucionar este exercício. Então se liga nessa: Se a soma dos elétrons de uma substância for um número ímpar, algum elemento não segue a regra do octeto, então atua como radical livre. Caso contrário, sendo a soma um número par, a substância não é um radical livre.
Passo 2
- ClO2
- Cl2O
- BF4-
- BrO
O cloro é da família 7A, então tem 7 elétrons na camada de valência, enquanto o oxigênio possui 6. Assim, a soma se dá da seguinte forma: 7 + (6x2) = 19 elétrons. Então a substância é um radical livre.
O cloro é da família 7A, então tem 7 elétrons na camada de valência, enquanto o oxigênio possui 6. Assim, a soma se dá da seguinte forma: (7x2) + 6 = 20 elétrons. Então a substância não é um radical livre.
O B tem 3 elétrons, pois possui a família 3A, o F possui 7 (como são 4, 28 elétrons) e é somado mais 1 elétrons devido a carga negativa (-). Então: 3+28+1 = 32, assim a substância não é um radical.
O Br pertence a família 7A, então tem 7 elétrons na camada de valência, já o O está na família 6A, com 6 elétrons na camada de valência. Sendo assim, a soma é: 7 + 6 = 13 elétrons. Então, a substância é um radical livre.
Resposta
Letras (a) e (d).