2.65) Em cada um desses íons ou compostos, um átomo viola a regra do octeto. Identifique-os e explique o desvio da regra:
- BeCl2
- ClO2
Resolução 2.65
Está preparado para solucionar mais um exercício? Então vamos lá. Para resolver esse exercício, requer conhecimento sobre a regra do octeto.
Passo 1
Olhar os elementos na tabela periódica e obter os dados.
Passo 2
Desenhar a estrutura de Lewis.
Passo 3
Analisar o átomo central e a regra do octeto.
Resposta
- BeCl2
- ClO2
Como sabemos, o berílio (Be) pertence a família 2ª, portanto tem 2 elétrons na camada de valência. Já o cloro, de acordo com a tabela periódica, pertence a família 7A, com 7 elétrons na camada de valência, precisando de mais 1 elétron para estar estável. Então a estrutura de Lewis fica da seguinte forma:
A regra do octeto estabelece que os átomos devem possuir 8 elétrons na sua camada de valência de forma a adquirir sua estabilidade química. Então, o desvio da regra se dá pela quantidade de átomos que se tem em torno do berílio, que se tem 4 átomos em torno do átomo central (Be).
O Cloro, pertence a família 7A, tendo 7 elétrons na camada de valência. O oxigênio, da família 6A, tem 6 elétrons na camada de valência, precisando de 2 elétrons para atingir a estabilidade química. Assim, a estrutura de Lewis se dá da seguinte forma:
Assim, no ClO2, existe um número ímpar em torno do átomo central de cloro, desviando da regra do octeto, que diz que o átomo para ficar com estabilidade química, deve ter 8 elétrons na sua camada de valência.