Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 2.1 - Ex. 69
2.69) Dentre os seguintes pares de estruturas de Lewis, selecione aquela que provavelmente contribui mais para o híbrido de ressonância. Explique sua seleção.
Resolução 2.69
A próxima questão exige nossos conhecimentos sobre híbridos de ressonância. E para isso, utilizaremos a fórmula de carga formal novamente, que está exposta abaixo:
A fórmula da carga formal (Cfo) é:
Cf = V – (L + ½ S)
Em que:
V = quantidade de elétrons de valência do átomo livre;L = quantidade de elétrons presentes nos pares isolados (não ligantes) do átomo na estrutura;S = quantidade de elétrons compartilhados pelo átomo na estrutura.
Passo 1
Calcular a carga formal de cada elemento da molécula.
Passo 2
Analisar as cargas formais das moléculas e fazer a análise qual é preferível para a ressonância.
Resposta
- Para a primeira molécula do item a, vamos calcular a carga formal de cada átomo presente, utilizando a fórmula acima:
Para o Xe
)
Para o F
)
Para a segunda molécula, temos:
Para o Xe
)
Para o F
)
Para o outro F
)
Portanto, na primeira estrutura, as cargas formais em Xe e F são zero e, na segunda, Xe é -1, um F é zero e outro F é +1. Portanto, a primeira estrutura é favorecida na base das cargas formais.
b) Para a primeira molécula do item b, vamos calcular a carga formal de cada átomo presente, utilizando a fórmula acima:
Para o C
)
Para o O
)
Para a segunda molécula, temos:
Para o C
)
Para o O
)
Para o outro O
)
Portanto, na primeira estrutura, a carga formal é zero em todos os átomos e, na segunda estrutura, um átomo de O tem carga formal +1 e o outro -1. Assim, a primeira estrutura é preferida.