8.23 A entropia de vaporização padrão do benzeno é aproximadamente . (a) Estime a entalpia padrão de vaporização do benzeno no ponto de ebulição normal, . (b) Qual é a variação de entropia padrão da vizinhança quando de benzeno, , vaporizam no ponto de ebulição normal?
Passo 1
- Oi, galerinha! Tudo bom? Essa primeira pergunta a gente resolve com aplicação direta da seguinte relação:
Isolando, a variação da entalpia
Mas antes de substituir os valores do enunciado, primeiro vamos passar a temperatura para Kelvin
Agora vamos usar a relação
Passo 2
(b) O enunciado forneceu a variação da entropia para de benzeno, mas agora a gente que a variação para . Para fazer calculo, precisamos saber quantos de benzeno temos nessa massa.
Lembrando que a massa molar do benzeno
Calculando o número de mols,
Usando a relação
Resposta
(a)
(b)
Exercícios de Livros Relacionados
Suponha que você criou dois pequenos sistemas contendo quatro átomos cada e que cada átomo pode aceitar energia em quanta da mesma magnitude. (a) Quantos arranjos diferentes existem de dois quanta de
8.1 O corpo humano gera calor com a velocidade de cerca de 100 W (1 W = 1 J/s). (a) Em que velocidade o corpo gera entropia para a vizinhana que está em 20°C? (b) Quanto de entropia você gera por dia?
8.7 Calcule a variação de entropia associada com a expansão isotérmica reversível de 5,25 mols de átomos de um gás ideal, de 24,252 L até 34,058 L.
8.9 Calcule a variação de entropia quando a pressão de 1,50 mol de Ne(g) diminui isotermicamente de 15,0 atm até 0,500 atm. Assuma comportamento ideal e 1 mol de N 2 g .
8.18 Use os dados da Tabela 7.3 ou do Apêndice 2A para calcular a variação de entropia (a) da vaporização de 2,40 mols de H 2 O l em 100°C e 1atm; (b) do congelamento de 4,50 g de etanol C 2 H 5 O H ,