Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 8.1 - Ex. 92
92. De acordo com as teorias atuais da evolução biológica, os aminoácidos e os ácidos nucleicos foram produzidos a partir de reações de ocorrecia aleatória, que envolviam compostos que, imagina-se, estavam presentes na atmosfera primitiva da terra. Essas moléculas simples agruparam-se, posteriormente, em moléculas cada vez mais complexas, como DNA e RNA. Esse processo é consistente com a segunda lei da termodinâmica? Explique sua resposta.
Passo 1
A entropia de um sistema isolado nunca decresce. Mas é uma má interpretação comum que a segunda lei indica que a entropia de um sistema jamais decresce. Realmente, indica só uma tendência, isto é, só indica que é extremamente improvável que a entropia de um sistema fechado decresça em um instante dado.
Como a entropia está relacionada ao número de configurações de mesma energia que um dado sistema pode possuir, podemos nos valer do conceito subjetivo de desordem para facilitar a compreensão da segunda lei (embora entropia não seja essencialmente desordem). Ou seja, a segunda lei afirma, à grosso modo, que a desordem de um sistema isolado só pode crescer ou permanecer igual.
Sendo assim, para termos moléculas organizadas como DNA e RNA temos que diminuir a entropia localmente, mas isso não viola a segunda lei pois essa diminuição de entropia local é compensada por um aumento da entropia do universo seja durante a síntese da molécula seja na organização tridimensional do DNA e do RNA.
Resposta
Explicação em texto