98. Examine os equilíbrios

  1. Escreva a equação química do equilíbrio completo e determine a constante de equilíbrio correspondente. (b) Determine a solubilidade de ZnS em uma solução saturada de H2S ( 0,1 M H2S(aq)) ajustada a p H = 7 . (c) Determine a solubilidade de ZnS em uma solução saturada de H2S (0,1 M H2S(aq)) ajustada a p H = 10 .

Passo 1

Letra (a)

A equação do equilíbrio químico completo é determinada somando-se as três equações dada acima, lembrando que tudo que é produzido numa equação deve ser consumido na outra. Sendo assim:

Z n S s + 2 H 2 O l → Z n 2 + a q + 2 O H - a q + H 2 S a q                   K =

Passo 2

Letra (b)

Para calcular a solubilidade do sal em questão basta montar a tabelinha clássica usada na resolução de questões de equilíbrio químico.

Passo 3

Letra (c)

Idem ítem anterior, mudando só a concentração de íon OH- na hora de montar a tabelinha.

Resposta

  1. Z n S s + 2 H 2 O l → Z n 2 + a q + 2 O H - a q + H 2 S a q                   K =
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Examine os dois equilíbrios: C a F 2 s → C a 2 + a q + 2 F - a qK p s = 4,0×10 - 11 F - a q + H 2 O ( l ) → H F a q + O H - a qK b ( F - ) = 2,9×10 - 11 Escreva a equação química total e determine a c
79. Voce encontrou uma garrafa que contém halogeneto de prata puro, que pode ser AgCl ou AgI. Desenvolva um teste químico simples que permita distinguir o composto da garrafa.
76. Examine os dois equilíbrios: B a F 2 s → B a 2 + a q + 2 F - a qK p s = 1,7x10 - 6 F - a q + H 2 O ( l ) → H F a q + O H - a qK b ( F - ) = 2,9x10 - 11 Escreva a equação química total e determine
81. Acredita-se que uma amostra de liga metálica contém prata, bismuto e níquel. Explique como determinar qualitativamente a presença dos três metais.
96. Que volume (em litros) de uma solução saturada de sulfeto de mercúrio (II), HgS, contém, em média, um íon de mercúrio (II), Hg2+?