Um ácido orgânico foi isolado e purificado por recristalização do seu sal de bário. Para determinar o equivalente-grama do ácido, uma amostra de 0,393 g do sal foi dissolvido em cerca de 100 mL de água. A solução foi passada através de uma resina trocadora de íons fortemente ácida e a coluna, lavada com água; o eluato e as lavagens foram titulados com 18,1 mL de uma solução de NaOH até o ponto final da fenolftaleína.
(a) Calcular o equivalente-grama do ácido orgânico.
(b) Uma curva de titulação potenciométrica da solução-resultante quando uma segunda amostra foi tratada da mesma forma revelou dois pontos finais: um a e o outro a . Qual é a massa molar do ácido?
Passo 1
Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!
Neste problema, somos solicitados a calcular o peso equivalente de ácido orgânico desconhecido e seu peso molecular. A partir do problema, sabemos que o sal de bário do desconhecido foi dissolvido na água, passado por resina de troca iônica e titulado com hidróxido de sódio.
Dados fornecidos no problema:
Passo 2
A - O peso equivalente de ácido ou base é definido como a massa do ácido ou base em gramas que reage com ou contém um mol de prótons.
Portanto, para calcular o peso equivalente de ácido orgânico desconhecido, primeiro devemos calcular a quantidade de hidróxido de sódio consumida durante a titulação:
Com isso, podemos fazer a substituição
A quantidade calculada de hidróxido de sódio é igual à quantidade de ácido orgânico desconhecido. Portanto, sua massa equivalente será:
Substituindo os termos
Passo 3
B - Como havia dois pontos finais na curva de titulação potenciométrica, podemos concluir que dois equivalentes da base foram consumidos durante a titulação.
Portanto, o peso molecular do ácido será duas vezes a massa equivalente calculada em (a):