Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 15.1 - Ex. 117
O ácido tiossulfúrico, H2S2O4 tem estrutura semelhante à do ácido sulfúrico, exceto que um átomo de oxigênio terminal foi substituído por um átomo de S. Que diferenças você espera nas propriedades físicas e químicas dos dois ácidos?
Passo 1
Essas são as estruturas de Lewis do ácido sulfúrico e do ácido tiossulfúrico, respectivamente. Você deve saber que o ácido sulfúrico é extremamente forte, devido à alta estabilidade da base conjugada (ânion) sulfato, SO42-, por ela espalhar muito bem a densidade eletrônica da carga negativa que ela possui por efeito de ressonância. O ácido, além dessas propriedades, também estabelece ligações de hidrogênio fortíssimas com a água, sendo nela bastante miscível.
O ácido tiossulfúrico, por ter um dos átomos de oxigênio, O, substituídos por enxofre, S, acaba por realizar menos ligações de hidrogênio com a água, que faz dele um pouco menos solúvel que o ácido sulfúrico. Além disso, o espalhamento da carga negativa da base conjugada desse ácido – H2S2O3 – que é o ânion tiossulfato, S2O32-, é diferente e menos efetivo que o do ânion sulfato, pois ele não é igual e “simétrico” como no SO42-, devido à diferença que o átomo de enxofre tem de raio atômico e volume.
Esse fato faz com que o ácido tiossulfúrico seja mais fraco que o ácido sulfúrico – aspecto químico – e que, entre ambos, quando puros, o ponto de fusão do H2SO4 é maior devido à maior ocorrência de ligações de hidrogênio.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)