116. As tabelas periódicas modernas algumas vezes diferem nos elementos colocados imediatamente à direita do bário e do rádio. Em alguns casos, os elementos são o lantânio e o actínio; em outros, o lutécio e o laurêncio. Por quê? Justifique as duas opções.

Passo 1

A base da tabela periódica é o agrupamento de elementos com base no tipo de orbital externo ocupado. Isso deu origem ao bloco s, p , d e f.

A colocação de lantânio e actínio imediatamente à direita do bário e do rádio é justificada com base na configuração eletrônica. As configurações eletrônicas do lantânio (La) são X e 5 d 1 6 s 2 e o actínio (Ac) é R n 6 d 1 7 s 2 . Eles possuem um elétrons em um orbital d e nenhum elétron nos orbitais f fora do núcleo de gás inerte , [Xe] e [Rn] , respectivamente.

Da mesma forma, a colocação do lutécio (Lu) e Lawrencium (Lr) imediatamente à direita do bário e rádio também pode ser justificada com base na configuração eletrônica. As configurações eletrônicas do lutécio (Lu) são X e 4 f 14 5 d 1 6 s 2 e o Laurencio (Lr) é R n 5 f 14 6 d 1 7 s 2 . Eles têm um elétron em um orbital d enquanto o sub-invólucro f fora do núcleo de gás inerte [Xe] e [Rn], respectivamente é completamente preenchido por 14 elétrons.

Resposta

Explicação em texto.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados