A curva de coexistência em equilíbrio da N,N-dimetilacetamida e heptano foi estudada por An et al. Na tabela seguinte, aparecem as frações molares da N,N-dimetilacetamida na fase superior (X1) e na fase inferior (X2), de uma região de duas fases, em função da temperatura:
(a) Esboce o diagrama de fases. (b) Dê as composições e proporções das duas fases que se formam quando se mistura 0,750 mol de N-N, dimetilacetamida com 0,250 mol de heptano a 296 K. A que temperatura essa mistura deve ser aquecida para se ter uma solução límpida monofásica?
Passo 1
Opaaaaa, gente!!! Mais uma vez nós aqui na quântica que quero mostrar pra vocês que vocês são tão capazes quanto qualquer outra pessoa de conseguir resolver esses problemas! Então, vem comigo!
(a) Vamos antes de mais nada plotar nosso gráfico de T/K vs x, beleza?
Passo 2
(b) Nós aqui não vamos nem precisar fazer interpolação porque o exercício deu pra gente já os valores experimentais em 296 K. A fração molar pra N,N-dimetilacetamida em uma fase rica com heptano do lado esquerdo do diagrama de fases) é em torno de 0,168 e em um ambiente rico em acetamida temos o valor de 0,804. As proporções para as duas fases estão em uma razão do inverso da distância entre as frações molares em relação ao ponto de composição da questão. De acordo com a regra da alavanca, podemos então ter que:
A linha suavizada através da curva de dados experimentais em x = 0,75 em 302,5 K é quando o ponto no qual a fase rica em heptano vai sumir!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)