A figura 6.45 apresenta o gráfico de para uma mistura de cobre e chumbo. (a) O que o gráfico nos revela sobre a miscibilidade entre o cobre e o chumbo e a espontaneidade da formação de soluções dos dois metais? Qual é a variância (F) a (i) 1500 K, (ii) 1100 K? (b) Suponha que, a 1500 K, a mistura de composição (i) , (ii) , sela lentamente resfriada até 1100 K. Qual é a composição de equilíbrio da mistura final? Estime a quantidade relativa de cada fase.
Passo 1
Opaaaaa, gente!!! Mais uma vez nós aqui na quântica que quero mostrar pra vocês que vocês são tão capazes quanto qualquer outra pessoa de conseguir resolver esses problemas! Então, vem comigo!
(a) As curvas de mostram que em 1500 K cobre e chumbo são totalmente miscíveis. Eles misturam-se para forma uma solução homogênea não importa a quantidade relativa que eles estejam. Entretanto, na curva de 1300 K aparece um mínimo duplicado, no qual indica que temos duas regiões de miscibilidades parciais em temperaturas abaixo de 1300 K. A temperatura crítica superior é em 1300 K e 1500K.
Passo 2
(b) Quando em uma mistura homogênea e em equilíbrio com é resfriada de 1500 K até 1100 K, nenhuma fase de separação acontece. Ou seja, a composição não muda.
Se for resfriada lentamente, duas fases parcialmente miscíveis aparecem em torno de 1300 K. A separação acontece porque a composição fica entre dois mínimos na curva de em 1300 K e a fase de separação abaixo a energia de Gibbs total.
Aplicando a regra da alavanca, a gente tem que para esse caso temos que e . Portanto ainda aplicando a regra da alavanca, temos que:
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)