Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 1.C - Ex. 17
Determine a fração da massa total de um átomo de devido a: (a) nêutrons; (b) prótons; (c) elétrons. (d) Qual é a massa de prótons em uma roda de titânio de bicicleta de massa ? Suponha que a massa total da roda é devido ao .
Nota: As massas dos prótons e nêutrons livres são ligeiramente maiores do que suas massas nos átomos, logo a resposta é aproximada.
Passo 1
Fala aí! Vamos começar fazendo o seguinte, identificando quais são os números de nêutrons, prótons e elétrons para o átomo de titânio, que tem a massa atômica igual a , beleza?
Olhando na tabela periódica, vemos o número atômico, que é igual ao número de prótons, e, neste caso como temos um átomo neutro, também é igual ao número de elétrons de elétrons :
E pra saber o número de nêutrons é só a gente fazer o seguinte:
Passo 2
- Beleza! Agora vamos achar a fração da massa total de cada um deles agora, ok?
- A fração de nêutrons será da mesma forma, ok? Ficaremos com:
- Já para a fração de elétrons será um pouco diferente… Vamos começar lembrando que a massa de um elétron corresponde a da massa do próton, então se o nosso átomo de titânio possui 22 elétrons. Temos um total de massa de elétrons igual a:
- Pra fechar, precisamos achar a massa de prótons em uma roda de titânio de bicicleta, vamos nessa! Vai ser bem parecido com o que fizemos antes, ok?
A fração de prótons em relação a massa atômica total será:
Passo 3
Passo 4
E a nossa fração molar ficará:
Showzinho? Já achamos as três primeiras letras! Agora só falta a letra d!
Passo 5
Vamos usar a massa da roda e multiplicar pelo nosso número de elétrons, dividido pela massa atômica do titânio:
Prontinhooo!! Arrasamos!