Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 2.1 - Ex. 110
Quão próximas são as escalas de eletronegatividade de Mulliken e de Pauling? (a)Use a Eq. 6 para calcular as eletronegatividades de Mulliken de C, N, O e F. Use os valores em kJ.mol-1 das Figs 1.50 e 1.54 e divida cada valor por 230 kJ.mol-1 para fazer a comparação. (b)Lance em gráfico ambos os conjuntos de eletronegatividades em função do número atômico (use o mesmo gráfico). (c) Que escala é mais periódica (depende mais consistentemente da posição na Tabela Periódica)?
Passo 1
A ideia principal desta questão é comparar as eletronegatividades de Pauling e Mulliken. Como faremos isso? Através de um gráfico. Bem, para começar precisamos encontrar as eletronegatividades de Pauling que não são tabeladas.
Primeiro, veremos a equação 6, que encontra-se na seção 2.12 da quinta edição no livro Atkins.
χ = (I + Ea)
Onde I é energia de ionização e Ea é afinidade eletrônica.
Esses valores são encontrados nas figuras 1,50 e 1.54 do livro Atkins e reproduzidos na tabela abaixo:
*Foi escolhido o primeiro valor da tabela para este exercício, pois se trata de uma comparação com os outros átomos.
Passo 2
Agora, para resolver de vez o item a, vamos calcular as eletronegatividades, simplesmente fazendo a média aritmética dos valores da tabela.
Posteriormente vamos dividir o valor por 230, como nos diz o enunciado, para que os resultados fiquem mais claros para a gente usar nos próximos itens, os colocaremos em uma tabela.
Passo 3
Agora, para o item b, vamos colocar os valores a serem plotados no gráfico em outra tabela, teremos que colocar os dois valores no mesmo gráfico versus o número atômico.
Utilizando o Excel, vamos plotar os gráficos de forma a colocar o número atômico em um eixo e a eletronegatividade em outro.
Passo 4
Chegamos ao item final, que nos faz a pergunta de qual dos dois tem o caráter mais periódico. Vendo o gráfico, a resposta fica bem clara, pois um gráfico é linear e outro não. Logo, a Eletronegatividade mais periódica é a de Pauling.
Resposta
(a)
(b)
(c) Escala de Pauling