Diga qual é o átomo mais eletronegativo em cada um dos seguintes pares:
(a) enxofre, fósforo
(b) selênio, telúrio
(c) sódio, césio
(d) silício, oxigênio
Passo 1
A eletronegatividade é uma propriedade periódica não tão periódica como as outras, como energia de ionização, raio atômico, etc.
Contudo, dá pra gente ter uma noçãozinha, sim, de qual átomo é mais eletronegativo, se fizermos a mesma coisa que fizemos nas questões 1 e 2 desse capítulo: avaliamos, um em comparação com o outro, nível e família. Quem estava mais à esquerda tendia a ter maior raio atômico – logo, mais volumoso; quem estava mais pra baixo, por ter mais níveis eletrônicos, também tendia a ter mais raio atômico, a ser mais volumoso.
Partindo disso, a gente também pode avaliar a eletronegatividade: geralmente, quanto mais à direita na tabela o átomo, maior a carga nuclear dele, no período que ele está. E quanto maior a carga nuclear, maior força de atração por elétrons esse átomo exerce.
Quanto mais pra baixo o átomo na tabela, mais períodos ele tem, maior é a blindagem que os elétrons dele fazem sobre seu núcleo, logo menor é a atração que a carga nuclear exerce sobre os elétrons de outro átomo.
Partindo disso, avaliamos pra cada par qual deve ser o mais eletronegativo
Resposta
(a)enxofre, S, por estar mais à direita (mesmo período) que o fósforo, P.
(b)selênio, Se, por estar mais acima (mesma família) que o telúrio, Te.
(c)sódio, Na, por estar mais acima (mesma família) que o césio, Cs.
(d)oxigênio, O, por estar mais à direita e mais acima que o silício, Si.