Determine o número de oxidação dos gases nobres em: (a) XeO3; (b) XeO64-; (c) XeF2; (d) HXeO4-.
Passo 1
O número de oxidação, como talvez você já saiba, é a carga que um átomo tem em uma molécula. Em (c) a gente tem uma espécie que tem o átomo de flúor, o mais eletronegativo da tabela periódica, da família 7A, e por isso o mesmo tem valência 1 (só faz uma ligação). Logo, já espere que ele tenha NOx -1, pois sendo o mais eletronegativo, vai possuir carga parcial negativa em cima de si próprio. Nas letras (a), (b) e (d), temos o oxigênio, o segundo mais eletronegativo da tabela periódica, e ele, por ser da família 6ª vai ter predominantemente valência 2, então espere que ele tenha NOx -2.
Um detalhe pra letra (d) é a presença do hidrogênio, que, dos ametais, é o que tem a menor eletronegatividade, e tem valência sempre 1. Logo, espere, por isso, que na maioria das moléculas que haja hidrogênio ele tenha NOx +1.
Nisso, você tem que lembrar que, se um composto não tem carga (se não é um cátion ou ânion, apenas uma molécula com carga neutra), então a soma dos NOx’s de todos seus átomos constituintes precisa ser igual a zero. Se o composto tem carga, essa soma precisa equivaler à carga da espécie. Então, em todos esses casos, o NOx incógnita vai ser justamente dos gases nobres, como o exercício está pedindo. Ok? Então não tem dificuldade, vamos calcular!
Passo 2
(a), onde vai ser o NOx do xenônio, Xe.
(b), onde vai ser o NOx do xenônio, Xe.
(c), onde vai ser o NOx do xenônio, Xe.
(d), onde vai ser o NOx do xenônio, Xe.
Resposta
(a) +6
(b) +8
(c) +2
(d) +6