Escreva a fórmula de um composto formado pela combinação de (a) Al e Te; (b) Mg e O; (c) Na e S; (d) Rb e I.
Passo 1
a) Devemos inicialmente identificar de qual família cada elemento pertence. Pois, assim saberemos se ele tem tendência em ganhar o perder elétron.
Sabemos que os elementos representativos possuem tendências semelhantes de acordo com seu grupo, ou seja, quem é da Fam.1A e Fam.2A possui nox fixo igual a +1 e +2, respectivamente. A Fam.3A,5A, 6A e 7A na grande parte das vezes possui nox igual a +3, -3,-2 e -1, respectivamente. Sabendo disso, podemos então colocar o nox em cada elemento citado na questão.
Agora, já sabendo o número de oxidação de cada elemento, basta realizar uma manobra matemática a fim de que o somatório de cargas de sempre zero.
BIZU: Quando o somatório de cargas dá diferente de zero basta multiplicar “cruzado” os valores de carga. Como o exemplo abaixo.
Enquanto se o somatório de cargas der direto zero, basta juntar as espécies. Lembrando que quem tem carga positiva vem na frente e quem tem carga negativa.
Passo 2
b) Identificar de qual família cada elemento pertence. Pois, assim saberemos se ele tem tendência em ganhar o perder elétron.
O valor do nox em cada elemento citado na questão.
Passo 3
c) Identificar de qual família cada elemento pertence. Pois, assim saberemos se ele tem tendência em ganhar o perder elétron.
O valor do nox em cada elemento citado na questão.
Passo 4
d)Identificar de qual família cada elemento pertence. Pois, assim saberemos se ele tem tendência em ganhar o perder elétron.
O valor do nox em cada elemento citado na questão.
Resposta
a)
b)
c)
d)