O gás NO é liberado na estratosfera por motores a jato. Como ele pode contribuir para a destruição do ozônio estratosférico, sua concentração é monitorada de perto. Uma técnica usada é medir a quimioluminescência da reação:

N O ( g ) + O 3 ( g ) → N O 2 g * + O 2 ( g )  

O asterisco indica que N O 2 é produzido no estado excitado. A molécula de N O 2 excitada emite luz vermelha ao retornar ao estado fundamental. Como o N O e o N O 2 podem estar presentes na amostra de ar, parte da amostra é exposta a um agente redutor que converte todo o N O 2 a N O . Duas amostras são, então, analisadas, o ar da amostra original não reduzida e o ar da amostra reduzida. A concentração de N O 2 no ar é a diferença entre as duas medidas. Em um experimento, duas amostras foram obtidas, uma de uma nuvem e outra de ar claro. As seguintes medidas foram obtidas a 9 km acima do Oceano Pacífico (ppt significa partes por trilhão, de moléculas):

  1. O produto da reação na parte (d) pode ser mais estável do que o NO? Explique seu raciocínio.

Passo 1

Na letra e nós vamos precisar dos resultados da letra d!

Lá nós obtemos como produto da reação o ácido nitroso:

Lembrando da estrutura do N O :

O que podemos perceber pelas estruturas?

Que o ácido nitroso será mais estável do que N O , certo?

Isso porque a molécula de N O possui elétrons não emparelhados, enquanto o ácido nitroso não.

Então nossa resposta será: sim !

De boas?

Resposta

Siiim !

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

79. Voce encontrou uma garrafa que contém halogeneto de prata puro, que pode ser AgCl ou AgI. Desenvolva um teste químico simples que permita distinguir o composto da garrafa.
76. Examine os dois equilíbrios: B a F 2 s → B a 2 + a q + 2 F - a qK p s = 1,7x10 - 6 F - a q + H 2 O ( l ) → H F a q + O H - a qK b ( F - ) = 2,9x10 - 11 Escreva a equação química total e determine
81. Acredita-se que uma amostra de liga metálica contém prata, bismuto e níquel. Explique como determinar qualitativamente a presença dos três metais.
96. Que volume (em litros) de uma solução saturada de sulfeto de mercúrio (II), HgS, contém, em média, um íon de mercúrio (II), Hg2+?
74. Um químico pretende separar íons bário de íons chumbo utilizando íons sulfato como agente precipitante. (a) Que concentrações do íon sulfato são necessárias para a precipitação de BaSO4 e PbSO4 de