Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 16.1 - Ex. 72
A melhor descrição dos orbitais no (a) ligante (b) antiligante ou (c) não ligante? Explique como você chegou a essa conclusão.
Passo 1
Vamos começar mais umaa!
Nosso ligante é o íon , considerada como um ligante doador e .
Na teoria do orbital molecular para complexos octaédrico, os orbitais não participam da formação do orbital molecular, por não haver orbitais no grupo ligante.
Estes orbitais só serão antiligantes nos complexos em que somente são formadas as ligações do tipo sigma e não há possibilidade de formação das ligações pi.
Como não acontece isto aqui os orbitais permanecem não ligantes.
Chatinha ! Mas não como fugir, não é?
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Que estado do (a) antraceno e (b) coroneno (24) podem ser atingidos por transições de dipolo elétrico a partir dos respectivos estados fundamentais ?
Imagine que uma molécula de ClO2 (C2V) está confinada num sólido. O seu estado fundamental é B1. Luz polarizada paralela ao eixo dos y (isto é, paralela à separação entre os dois O) excita a molécula.
O grupo C4V é constituído pelos elementos E, 2C4, C2 e 2 σ V e 2 σ d . Monte a tabela de multiplicação do grupo.
Identifique o grupo a que pertencem os seguintes corpos: (a) lápis cilíndrico com ponta; (b) Hélice com três palhetas; (c) mesa quadrada de quatro pernas ; (d) o corpo humano (aproximadamente).
14 – Neste problema, você vai utilizar os métodos de estrutura eletrônica molecular descritos no Cap. 11 para investigar a hipótese de que o valor do deslocamento químico do C correlaciona-se com a ca