Que estado do (a) antraceno e (b) coroneno (24) podem ser atingidos por transições de dipolo elétrico a partir dos respectivos estados fundamentais ?
Passo 1
(a) Vamos de cara desenhar nossa molécula de antraceno
As componentes de abrangem B3u(x), B2u(y) e B1u(z). O estado fundamental totalmente simétrico é Ag. Considerando que neste grupo, os termos superiores são B3u (x-polarizado), B2u(y-polarizado) e B1u (z-polarizado).
(b) Coroneno, assim como benzeno, pertence ao grupo D6h. A integral da transição do momento dipolo deve ser ou conter uma espécie de simetria do tipo A1g. Essa integral para transição a partir do estado fundamental é A1gqf, onde q é x, y ou z e f é a espécie simétrica acima desse estado. Considerando que o estado fundamental já está totalmente simétrico, o produto qf deve conter A1g. Considerando também que as espécies de simetria são ortogonais, o único jeito de qf ter A1g simétrico é se q e f tiverem a mesma simetria. Essa combinação inclui zA2u, xE1u e yE1u. Portanto, podemos concluir que todas as transições são permitidas para o estado com simetria A2u ou E1u.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)