Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 16.1 - Ex. 2
Dê o nome de cinco elementos do bloco d que tenham potencial padrão positivo.
Passo 1
Os elementos do bloco d têm características muito peculiares em comparação com os elementos dos blocos principais ( blocos s e p ). Enquanto esses últimos têm números de oxidação únicos, ou variados, porém fixos e bem definidos, os elementos do bloco d, geralmente, têm muito mais estados de oxidação – alguns até mais raros, ou mesmo ainda desconhecidos. Isso se explica pelo início da ocupação dos orbitais d desses elementos com elétrons. Os orbitais d têm comportamento bem diferente dos orbitais s e p, que caracterizam os elementos dos blocos s e p. São orbitais em que os elétrons se repelem menos, devido ao seu maior espalhamento no espaço atômico, e ocasiona uma menor carga nuclear efetiva a elétrons de outras espécies.
Os elementos do bloco d mais à esquerda, que têm menos desses elétrons ocupando orbitais d, vão ter menos das características peculiares dos elementos do mesmo bloco. Uma dessas características, como já citada, é a capacidade de ter muitos números de oxidação, e estados de oxidação bem altos – um exemplo é o manganês, com seu estado de oxidação máximo que vale +7. Esse fato também se aplica aos elementos do bloco d que estejam muito à direita, também.
Dessa maneira,, concluímos que são os elementos do bloco d mais ao centro que vão ter os maiores estados de oxidação e, por consequência, terão os maiores potenciais padrão – pois elementos com NOx’s muito elevados tendem a reduzir, ou seja, a ter potenciais padrão de redução positivos e elevados.
Alguns exemplos desses elementos, mais ao centro do bloco, são: o manganês (NOx +7), o cromo (NOx +6), o molibdênio (NOx +6), o ferro (NOx +3) e o rênio (NOx +7). Existem vários outros exemplos, esses são apenas cinco!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)