Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 3.1 - Ex. 34
A orientação das ligações do átomo central de uma molécula que não tem pares isolados de elétrons pode ser qualquer uma das listadas a seguir. Qual é a hibridação dos orbitais utilizados por cada átomo central para acomodar os pares de ligação: (a) tetraedro; (b) bipirâmide trigonal; (c)octaedro; (d) linear?
Passo 1
A questão nos pede o tipo de hibridação (, , etc...) dos orbitais do átomo central para cada um dos casos dados, podemos contar o número de vértices de cada um dos arranjos e então adequarmos ao orbital híbrido que pode fazer o mesmo número de ligações:
(a) Para o tetraedro, os orbitais estão organizados de maneira que cada um está na direção de um vértice, como ele possui quatro, teremos quatro orbitais envolvidos na formação desse orbital híbrido, portanto, a hibridação será ().
Passo 2
(b)No caso da bipirâmide trigonal, podemos pensar em duas pirâmides em que as bases são triangulares e unidas pelas bases (uma pirâmide está de cabeça para baixo). Dessa forma, sabemos que existem três orbitais envolvidos para formar a base e mais dois apontando para o topo das pirâmides (cinco vértices), então a hibridação será ().
Passo 3
(c) O octaedro é formado de maneira similar à bipirâmide trigonal, a diferença está na base das pirâmides, que terá quatro vértices invés de apenas três, somando os topos das pirâmides, teremos seis vértices no total, a hibridação então será ().
Passo 4
(d) A linear é mais simples, não há vértices para serem contados, mas sabemos que o número de orbitais mínimo para hibridação são dois, então o tipo de hibridação será ().