O pKa de H C l O   ( a q ) (ácido hipocloroso) é 7,53 e o de H B r O   ( a q ) (ácido hipobromoso) é 8,69. Explique a diferença de acidez.

Passo 1

Temos as seguintes estruturas pras moléculas de ácido hipocloroso e ácido hipobromoso:

O que tem o menor valor de pKa é o que tem maior força ácida. Assim, H C l O é ácido mais forte que H B r O .

A diferença de acidez se explica pela diferença de eletronegatividade entre C l e B r . O cloro é um átomo mais eletronegativo que o bromo, que significa que, em uma ligação química, o cloro tende a “puxar” mais pra perto de si os elétrons do que o bromo.

Isso faz com que, na ligação química, a nuvem eletrônica esteja mais próxima do cloro do que em comparação com o bromo. Dessa forma, quanto mais eletronegativo o átomo ligado ao grupo O H , mais enfraquecida fica a ligação hidrogênio-oxigênio.

Assim, mais enfraquecida, a molécula de H C l O tende a liberar H + mais facilmente que a molécula de H B r O .

Resposta

A diferença de acidez se explica pela diferença de eletronegativdade entre C l e B r .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

119. A análise por combustão de 1,200 g de um sal de sódio anidro deu 0,942 g de CO2, 0,0964 g de H2O e 0,264 g de Na. A massa molar do sal é 112,02 g.mol-1. (a) Qual é a fórmula química do sal? (b) O
A concentração deH C l no ácido clorídrico foi reduzida a 12 % de seu valor inicial por diluição. Qual é a diferença de pH entre as duas soluções?
A concentração de C a O H 2 em uma solução em água foi reduzida a 5,2 % de seu valor inicial por diluição. Qual é a diferença de pH entre as duas soluções?
O valor de K w da água na temperatura do corpo ( 37° C ) é 2,1 × 10 - 14 . (a) Qual é a molaridade dos íons H 3 O + e o p H da água neutra, em 37° C ? (b) Qual é a molaridade de O H - na água n
Calcule a molaridade inicial de B a O H 2 e as molaridades de B a 2 2 + , O H - e H 3 O + em 0,100L de uma solução em água que contém 0,43g de B a O H 2