Por que é prática comum, na padronização de um ácido com N a 2 C O 3 com um ácido, aquecer a solução até a ebulição nas proximidades do ponto de equivalência?

Passo 1

Olá galerinha, tudo bem com vocês? Vamos lá para mais um exercício teórico?!

Os ácidos são frequentemente padronizados contra quantidades pesadas de carbonato de sódio. Quando aquece a solução até a ebulição o ponto final mais nítido é obtido, porque os produtos da reação (ácido carbônico e dióxido de carbono) são eliminados. A ebulição destrói efetivamente o tampão pela eliminação do ácido carbônico:

H 2 C O 3 a q → C O 2 g + H 2 O l

A solução então se torna novamente alcalina, por conta do íon hidrogênio carbonato residual. A titulação é finalizada após o resfriamento da solução. Porém, ocorre um substancial decréscimo no pH durante as adições finais do ácido, causando assim uma alteração mais abrupta de cor. Sendo assim, o ácido pode ser introduzido em pequeno excesso para converter o carbonato de sódio a ácido carbônico. A solução é fervida como antes para remover o dióxido de carbono e resfriada; o excesso do ácido é então retro titulado com uma solução diluída de base.

Espero ter conseguido ajudar. Tchau pessoal!

Resposta

Resposta no passo.

Exercícios de Livros Relacionados