A concentração molar de uma solução de ácido perclórico foi estabelecida por titulação contra carbonato de sódio padrão primário (produto: ); foram obtidos os seguintes dados:
- Calcular a concentração molar média do ácido.
- Calcular o desvio padrão dos dados e o coeficiente de variação para os dados.
- Existe uma justificativa estatística para desconsiderar o resultado anômalo?
Passo 1
Olá pessoal. Vamos resolver esse exercício juntos? Então vamos lá!
A concentração molar de uma solução de ácido perclórico foi estabelecida por titulação contra carbonato de sódio padrão primário (produto: ); foram obtidos os seguintes dados:
(a) Calcular a concentração molar média do ácido.
Para calcularmos a concentração molar média, primeiramente iremos transformar o volume de mililitro () para litro (). E como já sabemos:
E iremos calcular a concentração pela seguinte equação:
Obtendo os seguintes dados:
Agora precisamos transformar os dados para a concentração molar (), para isso iremos utilizar a massa molar do carbonato de sódio ():
Obtendo:
E por fim, conseguimos calcular a concentração molar média pela seguinte equação:
Passo 2
No item (b) queremos descobrir o desvio padrão e o coeficiente de variação para os dados. A equação para o desvio padrão é:
Então temos:
A equação do coeficiente de variação é:
Passo 3
(c) Existe uma justificativa estatística para desconsiderar o resultado anômalo?
Existem situações quando um conjunto de dados contém um resultado anômalo que parece estar fora da faixa definida pelos erros aleatórios associada ao procedimento. O valor anômalo pode ser o resultado de um erro grosseiro não detectado. Portanto, precisamos desenvolver um critério para decidir se mantemos ou rejeitamos o dado com valor anômalo.
O teste é um teste estatístico simples e amplamente utilizado para decidir se um resultado suspeito deve ser mantido ou rejeitado. Neste teste, o valor absoluto da diferença entre o resultado questionável () e seu vizinho mais próximo () é divido pela faixa de dados () do conjunto inteiro para dar a grandeza :
Esse valor , agora a gente compara com o valor crítico (), encontrado na Tabela 7-5:
Para o nível de confiança de 90 e 95% podemos considerar o valor como um valor anômalo, porque . Porém, se considerarmos o nível de confiança de 99%, este valor pode ser mantido.
Até mais galerinha!
Resposta
- .
- ;
- Resposta no Passo 3.
.