Que volume de uma solução de deve ser adicionado a de uma solução de para atingir (a) o primeiro ponto estequiométrico; (b) o segundo ponto estequiométrico; (c) o terceiro ponto estequiométrico?
Passo 1
a) A reação de equilíbrio que ocorre no primeiro ponto estequiométrico é
Encontamos primeiro o número de mols de presente em de solução de .
A partir da equação química acima, temos que e reagem na proporção equimolar. Portanto, de são necessárias para reagir completamente com de .
Calculamos o volume de solução de da seguinte forma:
Portanto, o volume de solução de que deve ser adicionado a de para atingir o primeiro ponto estequiométrico é .
Passo 2
b) A reação de equilíbrio que ocorre no segundo ponto estequiométrico é
Da parte (a), temos que o número de mols de presentes no final do primeiro ponto estequiométrico é .
A partir da equação química acima, temos que e reagem na proporção equimolar. Portanto, de são necessárias para reagir completamente com de .
Portanto, o volume de solução de é:
Volume total de solução de necessário para atingir o segundo ponto estequiométrico será mais o volume de necessário no primeiro ponto estequiométrico. Ou seja:
Portanto, o volume de solução de que deve ser adicionado a de solução de para atingir o segundo ponto estequiométrico é .
Passo 3
c) A reação de equilíbrio que ocorre no terceiro ponto estequiométrico é
Na parte (b), o número de de presentes no final do segundo ponto estequiométrico é .
A partir da equação química acima, temos que e reagem na proporção equimolar. Portanto, de são necessárias para reagir completamente com de . Portanto, o volume de solução de é:
Volume total de solução de necessário para atingir o segundo ponto estequiométrico será mais o volume de necessário no segundo ponto estequiométrico mais o volume de necessário no primeiro ponto estequiométrico. Ou seja:
Portanto, o volume de solução de que deve ser adicionado a de solução de para atingir o terceiro ponto estequiométrico é de .
Resposta
a)
b)
c)