Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 17.1 - Ex. 86
Querem instalar uma usina nuclear no seu município e você recebeu a incumbência de preparar uma recomendação de como processar e guardar os produtos altamente radioativos da fissão. Em sua recomendação, discuta os benefícios e os problemas de pelo menos três maneiras de guardar o lixo radioativo.
Passo 1
Antes de discutir alguns métodos devemos lembrar o que é o lixo radioativo e o que ele pode causar de prejuízo. O lixo radioativo nada mais é do que o material que usado na usina depois de algum período de uso, ele não é mais eficaz para produzir energia, no entanto, ele ainda é radioativo e libera muito calor. Outro tipo de lixo radioativo são os matérias usados muito perto do núcleo ou os matérias usados para recolher o que não é maus usado do núcleo, apesar de não serem tão potentes eles ainda liberam muita radioatividade e calor.
Passo 2
Um dos métodos usados para guardar o lixo é a coleta seletiva, nele os resíduos não armazenados no interior da usina dentro de uma piscina de água fria. O lixo fica assim, pois á água consegue amenizar o calor que é liberado e diminuir a radioatividade.
No entanto, esse método ocupa muito espaço por muito tempo. A cada ano o material dos núcleos deve ser trocado, por isso a cada ano mais barris com lixo radioativo são colocados nessa piscina. Além disso, eles devem ficar nesse local até que o calor e a radioatividade sejam perto de zero, pois assim podem ir para os depósitos geológicos.
Passo 3
Os depósitos geológicos também são um método de armazenamento. Nele os resíduos menos danosos são enterrados e cobertos com cimento. Ele é o mais barato e mais fácil de ser feito, no entanto, é mais perigoso, pois os barris e embalagens podem ser romper e entrar em contato com o solo e lenções freáticos, contaminando o meio ambiente em volta e até mesmo as pessoas que trabalham com ele.
Passo 4
Outro método é a reciclagem radioativa, nesse o lixo radioativo é utilizado junto com combustível de núcleos que ainda não foi usado, formando uma mistura. Ele tem como benefício diminuir os outros métodos, mas ele é o mais caro e o mais perigoso. O lixo gerado na reciclagem é muito mais radioativo e toxico que o normal, por isso precisa de procedimentos muito mais rígidos para ser armazenado.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)